Assim É Que Se Faz

Nesta página, deixamos para você algumas sugestões de técnicas de revestimento que podem ser aplicadas nos produtos da Só Isopor.
Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário pra gente! (:
Recomendações para Artesanato 
  • Pela própria característica do produto, a rebarba é comum. Antes de iniciar seu trabalho use lixa de grana fina ou lixa de unhas para removê-las.
  • Não use produtos com solventes que não sejam próprios para o material. Dê preferência também para colas e tintas específicas (guache, acrílica, acrílica metálica, látex, massa acrílica, verniz, etc...)
  • As peças podem ser lixadas, envernizadas, pintadas, flocadas, parafinadas, coladas e revestidas em tecido (patch work), colagem de folhas, papéis, miçangas, ráfia, musgo e etc., mas é importante é usar o produto apropriado para cada material, assim o acabamento fica muito mais fino e bonito!
  • Quando parafinar, use a parafina no máximo a 75ºC de temperatura.



1-Revestimento com serragem (fina ou grossa):
 Material: Serragem, espeto de churrasco, cola para isopor ou cola branca, gancho para as peças que serão penduradas e trincha.

Aplique cola para isopor e jogue a serragem com uma peneira para cobrir toda a peça de maneira uniforme e espere secar.

Várias cores diferentes de serragem estão disponíveis no mercado.


2-Revestimento com Glitter:
Material: Glitter, cola de isopor, pincel, copo plástico, tinta a base de água, um recipiente para colocar o gliter (bacia), peneira, espeto de churrasco e gancho para as peças que serão penduradas.
Pinte as peças ( de preferência com tinta base de água). Após a secagem, passe uma camada de cola para isopor, jogue o glitter com o auxílio de uma peneira, para evitar bagunça e desperdício, deixe um recipiente em baixo da peça. Tire o excesso de produto dando leves batidinhas na peça. Repita o processo até que a peça esteja inteiramente revestida.


3-Textura C/ Massa Corrida:
 Material: Massa corrida, espeto de churrasco, esponja, espátula (opcional) e gancho para as peças que serão penduradas.

Aplique a massa corrida pela peça inteira e crie texturas com a ajuda de uma espátula ou mesmo com as mãos. Depois de seca, a peça pode ser pintada e decorada à vontade!

Também pode ser feito com massa corrida já colorida.


3.1 Outra forma de fazer a técnica de texturização com massa corrida:
Com auxilio de uma trincha espalhe a massa corrida na peça, para dar efeito de texturização, e utilizando uma espátula, faça movimento em x na massa. Retire o excesso das bordas lixando.
Para fazer a pintura, dilua na tinta proporção de um pote de tinta pra três de água, misture bem com outra trincha e pinte a textura. Antes que seque completamente a peça passe a esponja levemente umedecida, sobre a pintura para criar um efeito manchado.

3.2 Textura com massa corrida e Glitter:
Revestir a peça com massa corrida e jogar uma pequena quantidade de glitter perolado ou da cor da preferência com a massa ainda molhada.


4 -Revestimento com pequenas Esferas:
Aplique uma camada de cola para isopor. O revestimento com esferas coloridas dá um ar moderno para as peças!


5-Revestimento com Marabú:
Revestir as peças com pedaços ou enrolando o Marabú na peça (no caso das bolsas) utilizando cola para isopor.


6-Revestimento com Lantejoulas:
Você pode aplicar as lantejoulas nas peças com alfinetes e cola para isopor.


7-Revestimento com Strass:
Para garantir melhor aderência, utilize cola de contato. Depois é só revestir as peças com strass de diversas cores e tamanhos, do jeito que você preferir!


8-Revestimento com Contas de Vidro:
Para fazer o revestimento com contas de vidro utilize cola quente, mas não se esqueça que a temperatura não pode ser muito alta, pois o isopor derrete e danifica a peça.

9 - Outras opções de material para revestimento:
Obs: para todos eles, prefira usar cola quente.

·     Contas Plásticas
·      Balõezinhos Plásticos:
·      Miçangas
·     Canutilho
·     Vidrilho
  • Pérolas
  • Arroz
  •  Gotas
10 -Revestimento com Alfinetes:
Espete os alfinetes pela peça. Para garantir que fiquem bem fixados, coloque um pouco de cola quente na cabeça dos alfinetes.

Para dar melhor cobertura e acabamento, você tem pode pintar a peça de isopor com tinta à base de água antes.

11 -Revestimento com papel alumínio tingido: 
Amasse o papel alumínio e cubra toda a peça. Utilize cola para isopor.
Depois de aplicado o papel, pinte com spray na cor de sua preferência.

12- Revestimento com Areia de Quartzo:
Aplique uma camada de cola de isopor e jogue a areia de quartzo aos poucos na peça, até cobri-la inteiramente.

13- Revestimento com Papel Crepom:
Aplicar cola de isopor ou cola branca na peça toda e cobri-la com papel crepom, da cor que preferir.
  
14- Pintura com tinta para tecido, acrílica ou látex:
Material: Tinta para tecido, tinta acrílica ou tinta látex, pincel do tamanho que desejar (conforme o tamanho da peça) e água.
Para melhor aderência no isopor, utilize um pincel macio. Se desejar dilua a tinta em água.

15- Pintura com tinta a base de água revestida com verniz brilhante ou fosco (Acrilex).
Material: Tinta para tecido, tinta acrílica ou tinta látex, pincel do tamanho que desejar, (conforme o tamanho da peça), e água.

Pinte a peça do jeito que desejar, após secagem passe uma ou duas camadas de verniz acrílico brilhante ou fosco em cima da peça.

16- Revestimento com Técnica Pathwork:
Material: Cola de isopor, cola quente, pistola para cola quente, tecido, sutache, fitilho, tesoura pequena de ponta fina e afiada, estilete ou bisturi, afastador de cutícula, lixa de unha, pano para limpeza, pincel e um copo plástico.

Para revestir a peça com tecido, faça um talho na peça de isopor de 0,5 cm de profundidade, depois é só encaixar o tecido nesta cavidade. Não se esqueça de usar cola para fixar e, se for usar cola quente, não deixe esquentar demais. Para dar um acabamento mais bonito na peça, você pode esconder as marcas colocando um fitilho que combine com o tecido.

17- Técnica de Découpage:
Material: verniz acrílico brilhante (a base de água), tinta metálica a base de água, tinta branca pva (base de água), tinta relevo transparente, borracha de silicone para plástico ou vidro, cola para isopor, estampas, guardanapos, pincel, panos para limpeza, lixa 200, e secador de cabelo.

18- Craquele:
Material: Tinta metálica a base de água, tinta a base de água, tinta de tecido, tinta pva a base de água, verniz acrílico brilhante (a base de água), pincel macio, pano para limpeza, lixa 200 e secador..
  
Passe tinta pva branca na peça, espere secar e lixe levemente. Passe tinta metálica e após a secagem dê uma mão de verniz craquele bem farta, sempre na mesma direção. Deixe secar até o ponto de grude, então passe a tinta que desejar no sentido contrario ao que passou o verniz e esperae secar para poder craquela. Para finalizar, passe uma mão de verniz incolor e espere secar.


19- Revestimento com alpiste:
Material: Pincel, cola branca, cola para isopor e alpiste.

Aplique uma camada de cola de isopor na peça toda e depois reviste a peça com o alpiste. Para impermeabilizar, dilua cola branca em água e passe por cima do alpiste.


20- Revestimento com folha seca:
Material: Trincha para passar a cola, cola de isopor e folhas secas.
  
Escolher um tipo de folhagem seca, colar na peça com cola para isopor.

21- Revestimento com flores artificiais:
Material: Flores e cola quente.

Espete o galho da flor escolhida na peça e coloque uma gota de cola quente entre o galho e o furo para fixar melhor.

22- Técnicas de resina epóxi:
Material: Resina epóxi, trincha, copos descartáveis, recipientes para mistura da resina, espeto de churrasco, flor escolhida e gancho para as peças que serão penduradas.
  
Misturar a resina e o endurecedor (duas medidas de resina e uma de endurecedor), aplicar na peça com uma trincha, esperar secar e passar outra demão na peça. A resina pode ser aplicada sobre tinta que preferir: látex, tecido, acrílica, etc.


23-Pintura com tinta glitter:
Material: Gliter, tinta da preferência (a base de água), e pincel.
  
Pinte a peça com tinta de tecido, látex, acrílica ou qualquer uma a base de água, com a peça ainda molhada, assopre uma pequena quantidade de glitter sobre a peça, espere secar e a peça já está pronta.

24- Técnica com ralador:
Material: ralador de coco.

Rale cuidadosamente a peça de isopor com um ralador de coco, assim a peça vai ficar com aparência de que colocaram flocos de isopor nela.


25-Revestimento com estrelinhas:
Material: cola de isopor, trincha, palito de churrasco, estrelinhas.
  
Passar cola de isopor na peça (inteira ou na parte da peça que será decorada com as estrelinhas) e jogar as estrelinhas em cima da peça. Coloque um recipiente embaixo da para não perder o material, dê leve batidinhas para tirar o excesso e reaproveite as estrelinhas que caíram.


26-Revestimentos com espelhinho:
Use cola de contato na peça e cole pequenos espelhos.

27- Técnicas de balas de goma:
Material: folha de chumbo grande da cor de preferência, palitos de madeira pequenos, um pote de bala de goma e cola quente.
 
Embrulhe a peça em uma folha de papel chumbo, espete as balas de goma com ½ dos palitos e depois encaixando as balas, uma a uma,  em círculos e preenchendo vãos sem sobrepô-las. Aplique balas coloridas ou da mesma cor.

28- Topiaria com morango:
Material: Cone de isopor, tinta verde para tecido, trincha larga, musgo seco verde, laços de juta ou de fita, morangos de isopor, tinta de tecido para pintar os morangos, areia de quartzo colorida, cola branca, pincel medio, palitos de madeira, folhagens e flores de preferência.
  
Pinte a peça, no caso um cone, de verde e aguarde a secagem. Abra o musgo em uma mesa formando placas e, com o auxilio da pistola de cola quente, cole o musgo no cone fechando todos os buracos. Decore com folhagem, morangos e laços. Utilize palitos de madeira para encaixar os morangos.

Os morangos: espete-os com palitos de madeira e pinte na cor de preferência, deixe secar. Passe areia branca e aplique areia colorida (da mesma cor da tinta).

29- Técnica anjo rústico:
Material: bola de isopor, cone, coração de isopor de tamanho proporcional ao desejar fazer, serragem, cola quente, palitos de madeira e churrasco, corda de sisal fina, fita para decorar e estilete.

Corte o coração ao meio com um estilete e use uma das partes. Espete as peças de isopor com palitos de churrasco e pinte com a cor de sua preferência. Com o auxilio de uma trincha, passe cola branca e aplique a serragem, espete a peça em um retalho de placa de isopor e aguarde a secagem. Monte as partes do anjo usando pistola quente, faça uma auréola com a corda e decore com flores e enfeite com laço.

30- Árvore de natal para jardim:
Material: cone de isopor do tamanho que quiser, estilete, lixa, cola para isopor, palitos de churrasco, tinta verde (tecido, látex, acrílico), trincha larga, musgo seco verde, folhagem tipo hera, laços, flores tipo bico de papagaio, pinhas e enfeites que desejar, pistola cola quente e cola silicone.

Modo de fazer: Monte a árvore e pinte-a de verde, aguarde a secagem. Abra o musgo fazendo placas e cole na árvore com cola quente, cole também uma espiral de folhagem, prendendo em alguns lugares com arame. Decore com laços, flores, pinhas, anjos, pássaros, etc.

31- Técnica de Topiaria:
Material: vaso de cerâmica, espuma floral, folha celofane transparente, folhas e sementes que escolher (pimenta, canela, folha de louro, café, semente de abóbora, etc...), um medidor para ¼ de xícara, linha 10 branca, tesoura, cola quente e palha da costa.

Coloque espuma floral no vaso e encaixe o pau de canela para servir de caule. Faça um furo na peça de isopor com a tesoura e encaixe ajustando a altura da árvore. Recorte no celofane círculos com 20mm de diâmetro, meça 1/8 de um dos grãos (ou seja, metade da medita de ¼ de xícara), acomode os grãos no meio de um circulo de celofane e feche com as mãos fazendo uma trouxinha, torcendo e amarrando bem com a linha.Faça 12 saquinhos com todos os grãos e o sal grosso, corte o excesso do celofane.
Inicie a colagem dos saquinhos na bola de isopor usando a pistola de cola quente. Primeiro em círculos e depois nas laterais.
Encaixe a bola pronta no pau de canela e preencha o vaso com sal grosso. Decore com um laço de palha da costa, folhas de louro e pimenta seca. 
 
32- Técnica de laminação com véu e fibra de vidro:
Material: resina I 500, véu para trincha (véu sintético), massa selacril, lixa 150/180, tinta que desejar e pincel conforme o tamanho da peça.
  
Passe resina I 500 na peça e aplique o véu alisando com a própria resina. Depois de seco, passe uma camada fina de massa selacril e alise com água. Novamente aguarde secagem e passe mais uma camada fina de massa selacril. Depois de seca a segunda camada, lixe com lixa própria para massa corrida grama 150/180 e pinte a peça do jeito que desejar.

33- Pintura com efeito Metalizado:
Material: estilete pincel, lixa d’água 150 ou 180, base acrílica para artesanato (acrilex), tinta acrílica metálica a base de água, palito de churrasco e gancho para as peças que serão penduradas.
Espete um palito de churrasco na peça, de duas demãos de tinta acrílica metálica, aguarde a secagem.


34- Técnica de frutas aromáticas ou decorativas:
Material: Fruta de isopor, folhas secas, ervas aromáticas (alecrim, alfazema, macela...) pétalas de flores, grãos, palha da costa, cola branca, cola quente, essência de preferência e  estilete pequeno.
Inicie colando as folhas com pistola de cola quente ou prenda-as com alfinetes. Se forem ervas miúdas, como alecrim, a colagem pode ser feita com cola branca. Os grãos deverão ser colocados um a um com cola quente.
Para deixar o ambiente bonito e perfumado, coloque algumas gotinhas de uma essência que você goste!

35-Frutas com pintura original:
Material: Fruta de isopor ou bola, parafina, panela para banho maria, termômetros culinários, palitos para churrasco, pincel nº 10 e 14, tinta óleo, secante cobalto, lixa e estilete.
Coloque a parafina para derreter em banho-maria no fogo baixo, com auxilio do termômetro, não deixe ultrapassar 70ºC. Espete a fruta no palito e banhe na parafina. Faça isso três vezes, dando um espaço de 30 segundos entre um e outro. Mergulhe na água fria e seque.
Para fazer uma maçã, inicie a pintura com o amarelo de cromo claro misturado ao secante de cobalto, pinte toda fruta. Com a tinta ainda úmida dê algumas pinceladas no alto da fruta com o carmim misturado ao secante. Usando um pincel limpo, puxe a pintura para baixo.
Para aguardar a secagem completa da pintura, espete o palito com a peça num bloco de isopor.
 Dê mais um banho de parafina derretida e outro de água fria. Seque a fruta e cole um pequeno galho seco no topo.

Para fazer outras frutas, basta observar a natureza de suas cores!